A função dos Portais Corporativos é integrar e-mails, banco de dados, e serviços internos da empresa com a Internet, desde um site de notícias até os próprios clientes. Mas a viabilidade dos Portais depende da sua estrutura e concepção.
Trata-se de uma solução cuja aceitação depende fundamentalmente da sua eficiência. Não adianta colocar à disposição dos usuários um serviço que não funciona. Para que não se torne simplesmente uma página na WEB com vários links, a interface entre intranet e Internet deve funcionar como uma só. Dessa forma, dispõe de forma integrada ferramentas como busca avançada, banco de dados, em que o usuário pode adicionar arquivos on-line, isso tudo sem contar milhares de páginas da rede interna, divididas em categorias.
Os Portais Corporativos estão sendo considerados pelos especialistas em Gestão do Conhecimento como a revolução que faltava nas empresas. Isso porque permitem uma redução nos custos e uma melhoria nas relações com os clientes, por meio do autoatendimento e da troca de informações.
Outro tipo de benefício é na relação entre os funcionários da empresa, que podem trocar experiências entre si, personalizar o acesso às informações, automatizar funções de geração de conhecimento e promover o intercâmbio de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário