terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Por que investir em Otimização de sites?

Os mecanismos de buscas são as principais ferramentas que os usuários da Internet utilizam para localizar produtos e/ou serviços de seu interesse. Uma correta otimização de sites e um excelente posicionamento nos resultados naturais (gratuitos) das buscas promoverá não somente maiores chances de ser visitado e mais conversões, mas também um alto valor agregado ao seu negócio.

A otimização de sites é o recurso mais eficiente, eficaz e de baixo investimento para divulgar seu site na internet, trazendo resultados excelentes!

Saiba também que:

Mais de 80% dos usuários da internet utilizam os mecanismos de buscas para localizar por produtos e serviços.

Mais de 55% das compras realizadas pela internet têm origem nos mecanismos de buscas.

Mais de 95% dos usuários não ultrapassam as 2 primeiras páginas de resultados das buscas.

Faça a Otimização e Posicionamento de sites conosco e tenha o seu site na PRIMEIRA PÁGINA do Google, Yahoo, MSN e Bing! Seja “encontrável” para os seus clientes e obtenha mais essa vantagem competitiva frente aos seus concorrentes!

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Contatos:

Nome: Renato Abreu
E-mail: renatolabreu@gmail.com
Celular: (31) 9873-4643

Site: www.planetacriativo.com.br
Twitter: @planetacriativo
MSN: renatolabreu@hotmail.com
Skype: renatolabreu

Total Dependência dos Sistemas de Busca

Talvez uma dos fatores mais marcantes relacionados aos trabalhos de Otimização de Sites é a total dependência dos resultados dos Sistemas de Busca. Usando o Sistema de Busca do Google como exemplo, isto quer dizer que para mensurar os resultados de Otimização para posicionamento no Google dependemos totalmente resultados dos trabalhos de mapeamento e indexação. Estes resultados devem ser analisados no decorrer de algumas semanas - basicamente dependendo do tempo entre as visitas do Crawler do Google no Site - para se ter noção do nível de flutuação existente na competição para uma determinada palavra-chave. Este fator faz com que os prazos para os trabalhos de Otimização sejam colocados como: Curto prazo - de 30 a 90 dias; médio prazo - de 120 a 210 dias e longo prazo - de 240 a 360 dias.

O fator principal que define esta competição é o número de concorrentes existente para a palavra-chave em questão. Uma palavra-chave muito popular ou genérica certamente terá um grande número de concorrentes, e consequentemente a possibilidade de existir maior dificuldade para alcançar as primeiras posições nos resultados das Pesquisas.

As Regras dos Sistemas de Busca

Podem existir muitas coisas que estão fora de seu controle, mas para assuntos relacionados a SEO ou Otimização de Sites esta parece ser a regra número um. Os algoritmos dos Sistemas de Busca frequentemente são atualizados e modificados, mas o que é pior - essas mudanças não são tornadas públicas, e mesmo para os maiores gurus de SEO fica difícil admitir com certeza uma postura clara e definida sobre alguns aspectos. Uma realidade quanto aos parâmetros da Otimização é que ela é deve ser realizada visando a possibilidade de manter a estrutura e conteúdo do site de forma que seja "amigável" com os Sistemas de Busca.

Cada Sistemas de Busca utiliza softwares específicos para mapear a Web - com algoritmos e regras diferentes - e determinar quais sites podem ser mais relevante para determinada palavra-chave; esta é uma das razões porque uma Pesquisa realizada no Google possui listagem de resultados diferente de quando feita no Yahoo! ou MSN. Os Sistemas de Busca fazem alterações constantes nestas "regras" sendo de máxima importância que o site esteja sempre atualizado para refletir estas mudanças, caso contrário, pode sofrer quedas no ranking e posicionamento das Pesquisas.

Várias tecnologias trabalhando ao mesmo tempo

Visto sob o ponto de vista técnico o termo a "Otimização de Sites" incluí diversos aspectos técnicos, desde o nome do domínio, servidor (localização global) a linguagem de programação utilizada (sites dinâmicos, e-commerce, portais) como PHP, ASP, Banco de Dados (SQL, MySQL, ODBC...) o nível de otimização das imagens, otimização da codificação HTML, XHTML, Folhas de Estilo (CSS) que compõem o layout do site e até a quantidade de Texto disponibilizado em uma página. Como exemplo de alguns pontos onde podemos utilizar a palavra "otimizar" ou "otimização" dentro do assunto Otimização de Sites podemos ter:

- Otimização do Layout, para facilitar a montagem da página no browser, e funcionar de maneira "amigável" com os Crawlers dos Sistemas de Busca.

- Otimização de imagens, para reduzir o tamanho do arquivo - em Kb - mantendo a qualidade da imagem e aumentando a velocidade de carregamento da página.

- Otimizar textos, redações, correções gramaticais, concordância e construção de conteúdo.

- Otimizar Scripts ou código-fonte, que é a codificação interna em XHTML, HTML, CSS, e etc., que compõem as páginas no formato .html quando possuem a extensão estática ou como .php ou .asp para páginas dinâmicas. Vale lembrar que estas não são as únicas extensões de arquivos, linguagens de programação ou tecnologias que podem ser utilizadas na Web.

- Otimização de Urls - de urls Dinâmicas para urls Estáticas - As Urls dinâmicas podem ser apresentadas na barra de endereço do browser como algo difícil de ser memorizado e pouco compreensível para os seres humanos. Podem incluir parâmetros de execuções internas do servidor tais como "cookies", sessões de usuário e outros tipos de informações, tornando o endereço incompreensível. O uso de Urls Estáticas propõem a possibilidade dos endereços das páginas terem as urls descritas de maneira mais simples para os seres humanos. Desta maneira, uma página com o produto "DVD-Regravável" pode ter o nome do produto descrito na Url, por exemplo: "site.com.br/DVD-Regravavel.html - sendo mais fácil de ser memorizada e compreendida.

- Otimizar um Banco de Dados, por exemplo, diminuindo a quantidade de vezes que são feitas as solicitações de informações ao servidor (querys) melhorando em performance e desempenho.

- Otimização de Sites em Flash ou apenas objetos em Flash, Java, Javascript e outros recursos dinâmicos de animação ou interatividade que podem ser usados em uma página para a Web.

- Otimização de Marketing, no caso de campanhas de publicidade e marketing na internet ou sistemas de PPC (Pay per click) como o AdWords do Google, Yahoo, Overture, Text-Link-Ads, em grandes Portais de publicidade, Portais Regionais, Diretórios Especializados e outros sistemas de publicidade paga.

- Otimização do AdWords - Refere-se a prática de Otimização das Palavras-Chave que fazem parte de uma determinada estratégia de Marketing dirigida para campanhas de PPC e PPM utilizando, por exemplo, o Google AdWords como ferramenta de publicidade. A Otimização do AdWords envolve os processos necessários para realizar o ajuste periódico que deve ser feito nos texto de anúncios e palavras-chave do site, com a finalidade de aprimorar os resultados do AdWords e expandir em novos mercados.

Otimização de Sites e a primeira página do Google

Otimização de Sites, portanto, é um termo que pode generalizar uma série de condições e recursos técnicos, englobando inúmeros aspectos que fazem parte da própria natureza e diversidade do assunto. De maneira geral, podemos dizer que a Otimização de Sites deve ser compreendida e aplicada muito mais como uma cultura do que como um pacote de serviços que podemos comprar a qualquer momento. A Otimização de sites, assim como os padrões de Acessibilidade devem estar presentes desde o planejamento e concepção do projeto, permanecendo como parte integrante da estratégia de Marketing e Publicidade da Empresa na Internet.

Sem dúvida alguma, um trabalho de Otimização bem feito pode fazer um site estar nas primeiras páginas do Google e outros Buscadores, tendo um reflexo imediato no aumento das visitações no Site e no caso de sites de comércio pode alavancar as vendas pela internet rapidamente. Algumas estatísticas mostram que ao realizar uma pesquisa no Google ou outro Sistema de Busca, mais de 75% dos internautas podem clicar nos links da primeira página de resultados. Uma parcela menor, cerca de 18% "folheia" as páginas de resultados até no máximo a 3º página. Isto demonstra claramente que a probabilidade de receber um click após uma pesquisa é maior se o site estiver de preferência na 1º página ou 2º , dos resultados das Pesquisas.

O lado comercial da internet é uma competição tão feroz como qualquer outra que envolva o fator dinheiro, e sempre vai ter alguém querendo passar na frente do outro para estar em 1º lugar nas páginas de resultados dos Buscadores, e sem dúvida alguma, para poder competir existe um arsenal de tecnologia e informações que podem fazer a diferença no momento final, ou melhor, nos resultados das Pesquisas.

A idéia de Otimização de Sites frente à realidade

De um modo geral, normalmente quando as pessoas se referem a "otimização de sites" na realidade estão querendo se referir à questão de aparecer nas primeiras páginas do Google e outros Buscadores, o que pode gerar automaticamente em aumento de visitação e exposição do Site dentro dos Sistemas de Busca, ou seja; ter destaque ou ocupar uma excelente posição no ranking da primeira página do Google, Yahoo!, Bing e outros Sistemas de Pesquisa. Em resumo, estão pensando que apenas o fato de utilizarem um pacote de serviços ou técnicas de otimização de sites podem estar garantindo e fazendo o correto para aparecerem nas primeiras páginas de resultados das Buscas.

Quando tratamos da aplicação das técnicas de Otimização de Sites ou Otimização para Sistemas de Busca a palavra "otimizar" também pode ser entendido da mesma maneira, porém, devemos ter ciência da existência de certas regras de conduta - as condições técnicas - que são impostas não só pelos Sistemas de Busca, mas também pelo uso correto da tecnologia, do próprio avanço tecnológico e das constantes inovações. Então, ao tratarmos do assunto "Otimização de Sites" levando em conta que "otimizar é melhorar algo até o ponto máximo permitido dentro dos próprios limites do objeto, situação e natureza" nos deparamos com a realidade imposta no que diz respeito ao objeto (site) situação (condições técnicas que se encontra) e a natureza (da concepção do projeto ou site).

SEM

SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de técnicas de Marketing na Internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (ex. Google, Yahoo, MSN, etc…).

Basicamente, o SEM é dividido em duas categorias:

- SEO, ou Search Engine Optimization, que visa a otimização de palavras-chave, de conteúdo, de links, fatores on e off page, otimização para redes sociais, organização da arquitetura do site, melhores práticas para uso de Javascript e Flash, onde até a usabilidade é um fator para otimização nas páginas de resultado (SERPs) dos buscadores . Posso dizer que o SEO é o carro chefe do SEM, representando um ganho de médio-longo prazo para o aumento de tráfego no site.

- Links pagos, que podem ser de links patrocinados (como o sistema do Google, o Adwords) ou ainda inclusão paga. A área de links pagos é interessante por oferecer um modelo chamado PPC (Pay per click), ou seja, você paga proporcionalmente à quantidade de cliques que você recebe. Já na área de inclusão paga, o webmaster paga pela exibição do link do seu site, seja em um diretório ou em um site relacionado ao assunto. Comparado ao SEO, podemos ver a área de Links pagos, como um ganho de curto-médio prazo, sendo que ele fica praticamente estagnado em ganhos depois de muito tempo.
Busca Orgânica e Links Patrocinados
Uma SERP é composta por 2 (dois) conjuntos de resultados quando uma pesquisa é feita: os resultados de busca orgânica e os resultados pagos, os links patrocinados. Não é possível pagar ao Google para listar um site entre os resultados da busca orgânica, ao contrário dos links patrocinados, onde diversos sites concorrem pagando ao Google para aparecer:

Não é para toda busca que os resultados de Links Patrocinados aparecem acima da busca orgânica, na verdade, na maioria das buscas não se vê links patrocinados ali, somente na lateral, mas pode acontecer de não aparecer nem acima, nem ao lado da busca orgânica.

Para se obter um bom posicionamento na busca orgânica, um trabalho de SEO é a melhor ferramenta para um site. Nos resultados pagos, além de pagar, existem também diversos fatores que mudam o ranking.

Aqui na Mestre SEO focamos muito a área de SEO, mas vamos aos poucos introduzir alguns conceitos de SEM e formas de search engine marketing através de links pagos. Se algum leitor tiver alguma sugestão de tópico para discussão, envie um comentário que iremos abordar o assunto.

Espero que tenham gostado deste post sobre SEM, abraços e até mais.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.



Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

- Títulos das páginas
- Meta tags
- Heading tags
- Atributo alt em imagens
- Domínio
- URL do arquivo
- Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:

- Número de links externos
- Qualidade dos links externos
- Texto âncora dos links externos
- Idade de um domínio

Os fatores mencionados acima são apenas a “ponta do iceberg” uma vez que existe uma página, criada pela empresa SEOmoz, mostrando cerca de 200 fatores e comentários de especialistas de SEO em cada um destes fatores.

Esta página ilustra claramente o trabalho de um profissional de SEO, que deve realizar uma engenharia reversa nos mecanismos de busca, testando modificações nas páginas de um website, a fim de detectar possíveis indícios de um novo fator.

E qual a Vantagem do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão. Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

Conclusão

Uma das mais valiosas dicas: faça o site de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Quero dizer, se eu, por exemplo, entrar em um site de computação, então supõe-se que eu queira ver artigos relacionados à computação. Não vai ser legal se eu encontrar links e conteúdo sobre culinária. Não tente enganar o buscador, colocando assuntos pornográficos ou polêmicos para chamar tráfego ao seu site. Este tipo de prática é condenada pelos buscadores e com frequencia resultam em punições.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Planeta Criativo

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