terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Várias tecnologias trabalhando ao mesmo tempo

Visto sob o ponto de vista técnico o termo a "Otimização de Sites" incluí diversos aspectos técnicos, desde o nome do domínio, servidor (localização global) a linguagem de programação utilizada (sites dinâmicos, e-commerce, portais) como PHP, ASP, Banco de Dados (SQL, MySQL, ODBC...) o nível de otimização das imagens, otimização da codificação HTML, XHTML, Folhas de Estilo (CSS) que compõem o layout do site e até a quantidade de Texto disponibilizado em uma página. Como exemplo de alguns pontos onde podemos utilizar a palavra "otimizar" ou "otimização" dentro do assunto Otimização de Sites podemos ter:

- Otimização do Layout, para facilitar a montagem da página no browser, e funcionar de maneira "amigável" com os Crawlers dos Sistemas de Busca.

- Otimização de imagens, para reduzir o tamanho do arquivo - em Kb - mantendo a qualidade da imagem e aumentando a velocidade de carregamento da página.

- Otimizar textos, redações, correções gramaticais, concordância e construção de conteúdo.

- Otimizar Scripts ou código-fonte, que é a codificação interna em XHTML, HTML, CSS, e etc., que compõem as páginas no formato .html quando possuem a extensão estática ou como .php ou .asp para páginas dinâmicas. Vale lembrar que estas não são as únicas extensões de arquivos, linguagens de programação ou tecnologias que podem ser utilizadas na Web.

- Otimização de Urls - de urls Dinâmicas para urls Estáticas - As Urls dinâmicas podem ser apresentadas na barra de endereço do browser como algo difícil de ser memorizado e pouco compreensível para os seres humanos. Podem incluir parâmetros de execuções internas do servidor tais como "cookies", sessões de usuário e outros tipos de informações, tornando o endereço incompreensível. O uso de Urls Estáticas propõem a possibilidade dos endereços das páginas terem as urls descritas de maneira mais simples para os seres humanos. Desta maneira, uma página com o produto "DVD-Regravável" pode ter o nome do produto descrito na Url, por exemplo: "site.com.br/DVD-Regravavel.html - sendo mais fácil de ser memorizada e compreendida.

- Otimizar um Banco de Dados, por exemplo, diminuindo a quantidade de vezes que são feitas as solicitações de informações ao servidor (querys) melhorando em performance e desempenho.

- Otimização de Sites em Flash ou apenas objetos em Flash, Java, Javascript e outros recursos dinâmicos de animação ou interatividade que podem ser usados em uma página para a Web.

- Otimização de Marketing, no caso de campanhas de publicidade e marketing na internet ou sistemas de PPC (Pay per click) como o AdWords do Google, Yahoo, Overture, Text-Link-Ads, em grandes Portais de publicidade, Portais Regionais, Diretórios Especializados e outros sistemas de publicidade paga.

- Otimização do AdWords - Refere-se a prática de Otimização das Palavras-Chave que fazem parte de uma determinada estratégia de Marketing dirigida para campanhas de PPC e PPM utilizando, por exemplo, o Google AdWords como ferramenta de publicidade. A Otimização do AdWords envolve os processos necessários para realizar o ajuste periódico que deve ser feito nos texto de anúncios e palavras-chave do site, com a finalidade de aprimorar os resultados do AdWords e expandir em novos mercados.

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